uminho-apresenta-plataforma-para-aprender-e-ensinar-portugues

Notícias

UMinho apresenta plataforma para aprender e ensinar português

1 min. 10.09.2020

Uma equipa da Universidade do Minho vai apresentar, esta quinta-feira, uma plataforma digital inovadora direcionada para o ensino da leitura e escrita do 1.º ao 4.º ano de escolaridade.

O projeto "Ensinar e Aprender Português" será usado em aulas presenciais e à distancia facilitando o acompanhamento de alunos com ritmos de aprendizagem diferentes e fornecendo feedback ao longo do processo.

Esta plataforma será apresentada online, às 14h30, e contará com a presença das investigadoras coordenadoras Fernanda Leopoldina Viana e Iolanda Ribeiro, o diretor do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, José Verdasca, e a comissária do Plano Nacional de Leitura, Teresa Calçada.

Programa

Oferecendo atividades interativas, vídeos e pdf o instrumento permite aos professores usar personagens animadas ,que são tutores virtuais, corrigindo as respostas do alunos e incentivando-os a repetir os exercícios em caso de erro.

A plataforma "Ensinar e Aprender Português" implementa também provas de rasteio anuais e provas de monitorização trimestrais que ajudam a identificar alunos com dificuldades.

O projeto nasceu no Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) e no Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi), ambos da UMinho, em Braga. Foi desenvolvido nos últimos meses com a Lusoinfo Multimédia e tem a parceria do Plano Nacional de Leitura, do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar e da Investigare - Associação para a Investigação em Leitura, Escrita e Neurociências.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1
Auchan 250

Diário

famatv-logo

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.