jovens-da-pasec-discutem-estrategia-europeia-para-a-juventude

Notícias

Jovens da PASEC discutem estratégia europeia para a juventude

2 min. 28.08.2020

Durante este mês de agosto teve lugar o Geo 2020, Seminário Nacional sobre a estratégia europeia Juventude 19.27, que determinará todas as políticas de juventude da União Europeia até ao ano de 2027. Organizado pela associação de Famalicão, PAESC, e dividido entre o Gerês e Abrantes, o trabalho teve por base vários encontros regionais que permitiram eleger os jovens delegados deste encontro nacional final.

Foram 40 os jovens delegados que através da Simbologia Grupal, trabalho de pares, visitas temáticas, trabalhos na comunidade e mesas redondas foram “mestres e aprendizes” (denominação dada aos participantes durante a semana de formação) na discussão dos temas da Democracia Participativa, do papel dos jovens na nova estratégia europeia para a juventude e o poder das más e boas decisões que cada um toma ou deixa por tomar.

Para a presidente da PASEC, Sara Gomes, “foram dias de trabalho muito intensos em que ficou claro que mais importante que as boas decisões que tomamos são as que por vezes deixamos de tomar. Por outras palavras, não podemos adiar mais o envolvimento real dos jovens nos processos de decisão política.”

pasec

O Geo 2020 foi o culminar do projeto Discovery EU que ao longo de dois anos teve como principal objetivo levar centenas de jovens a descobrir e experimentar o seu primeiro projeto de Diálogo Estruturado com os decisores políticos regionais e nacionais, acentuando a importância dos processos de diálogo estruturado e ao mesmo tempo alertar para importância da participação política das comunidades juvenis.

O que tornou este projeto único foi o facto de fazer coabitar três contextos de exclusão à partida antagónicos: jovens com poucas oportunidades oriundos de bairros sociais; jovens com necessidades especiais; jovens retirados aos pais e que habitam em Casas de Acolhimento.

Este projeto, nos últimos 20 meses, envolveu diretamente mais de 100 jovens de todas as regiões de Portugal e mais de 500 jovens que nas suas comunidades participaram nos diversos grupos de reflexão e medidas de disseminação.

O projeto Discovery EU foi apoiado pelo Programa Erasmus +.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1
Auchan 250

Diário

famatv-logo

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.