covid-19-dicas-para-uma-ida-a-praia-em-seguranca

Notícias

Covid-19: dicas para uma ida à praia em segurança

3 min. 06.08.2020

As idas à praia esta época balnear de 2020 são tudo menos parecidas com qualquer verão que já vivemos. Se antes nos dirigíamos a qualquer praia e procurávamos por um pequeno espaço onde estender a tolha, nos dias de hoje isso já não acontece. A pandemia de Covid-19 fez com que os banhistas adotassem novas dinâmicas para se protegerem a si e aos outros. Por outro lado, muitas foram as pessoas que viram as suas férias completamente canceladas quer por receio de frequentar espaços públicos, quer pelas graves consequências económicas inerentes ao surto de Covid-19.

Ainda assim, as idas à praia são, de facto, possíveis tomando em consideração todos os cuidados necessários. Para que os banhistas saibam exatamente que comportamentos devem ter no areal, a Deco Proteste lançou um conjunto de regras a cumprir.

A entidade aconselha a que antes de sair de casa, verifique a lotação das praias, por exemplo, nas apps "Posso ir?" ou “InfoPraia”. Se houver indicação de frequência elevada ou completa (cor amarela ou vermelha), pondere a deslocação: pode não encontrar um lugar seguro para estender a toalha ou, mesmo para estacionar, caso vá de carro. Por precaução, além da toalha e do protetor solar, junte gel desinfetante e máscaras ao saco da praia. Não vale a pena levar bola, disco ou raquetes, porque não são permitidos jogos em grupo.

Os estacionamentos dos automóveis apenas devem ser feitos nos locais autorizados e deve estar bem sinalizado o caminho que leva à praia.

Nos acessos à praia, use calçado, circule sempre pela direita, mantendo-se a um metro e meio de outros utentes, que não pertençam ao seu grupo. Siga os percursos assinalados, se os houver. Verifique as regras de conduta no edital, à entrada da praia,  e respeite-as à risca. O mesmo se aplica se for ao bar ou à casa de banho, com o uso de máscara e calçado obrigatório.

Na hora de escolher o lugar onde vai estender a tolha, importa verificar se está a uma distância de, pelo menos, um metro e meio de banhistas de outros grupos – mantenha este distanciamento nas deslocações, à beira-mar e no banho. Caso tenha chapéu de sol, deve afastá-lo três metros dos que já estiverem no areal, contados a partir do limite exterior.

Por último, não é demais relembrar que os resíduos devem ser colocados nos contentores adequados. As máscaras, as luvas e qualquer outro equipamento descartável de proteção devem ser depositadas no do lixo indiferenciado, tal como os restos de comida e as pontas de cigarro.

 

1 / 0
Auchan 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

famatv-logo

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.