famalicao-assinala-dia-do-emigrante-com-famalicenses-no-mundo

Notícias

Famalicão assinala Dia do Emigrante com Famalicenses no Mundo

2 min. 05.08.2020

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai assinalar no próximo sábado, 8 de agosto, o Dia do Emigrante, com uma cerimónia simbólica dedicada aos “Famalicenses no Mundo”.

A sessão vai realizar-se a partir das 11h00, no auditório da Casa de Camilo – Centro de Estudos, em S. Miguel de Seide, e vai ficar marcada pela entrega – por parte do presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha – dos primeiros ID Cards aos emigrantes famalicenses presentes na iniciativa.

O ID card é um cartão de identificação que formaliza a pertença à rede Famalicenses no Mundo, constituindo um importante instrumento de dinamização e divulgação da rede, fomentando um sentimento de partilha e pertença entre todos os membros que a integram e permitindo que se deem a conhecer dentro, mas também fora da rede. 

A cerimónia será condicionada às regras de seguranças estipuladas pela DGS dada a situação de pandemia em que vivemos, sendo transmitida em live streaming, na página do Facebook dos Famalicenses no Mundo (https://www.facebook.com/FamalicensesNoMundo/). Muitos dos Famalicenses no Mundo, impossibilitados de participar, estarão nas suas cidades de acolhimento a partilhar o momento.

Refira-se que o município de Vila Nova de Famalicão tem vindo a desenvolver o Projeto Famalicenses no Mundo, integrado na Agenda de Diplomacia Urbana e na Estratégia Municipal de Internacionalização.

Este projeto tem vindo a consubstanciar-se na criação de uma Rede que integra já mais de uma centena de concidadãos espalhados pelo mundo, da Ásia à América do Norte, passando pela Europa, África e América do Sul. Estes Famalicenses, embora envolvidos na execução dos seus projetos pessoais e profissionais nos locais que escolheram para viver e trabalhar, muitas vezes longínquos, não esquecem as suas origens e os fortes laços que os unem a Famalicão.

O objetivo do projeto Famalicenses no Mundo é o de conhecer e manter contacto com os cidadãos de Famalicão que se encontram espalhados pelo Mundo, abrindo um canal de comunicação e de informação direta entre Vila Nova de Famalicão e a diáspora famalicense, incentivando a que cada um dos Famalicenses no Mundo possa ser um “Embaixador” informal do nosso concelho na cidade ou região onde reside.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1
Auchan 250

Diário

famatv-logo

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.