ebi-de-gondifelos-e-eb-de-ribeirao-vencem-concurso-de-escrita-criativa

Notícias

EBI de Gondifelos e EB de Ribeirão vencem concurso de escrita criativa

2 min. 26.06.2020

As turmas do 5.º 1 da EBI de Gondifelos e 6.º F da EB2,3 de Ribeirão foram as grandes vencedoras do Concurso de Escrita Criativa intitulado “tODoS por um mundo melhor”, promovido pela Rede Municipal de Leitura Pública de Famalicão, no âmbito do projeto “ODS: juntos mudamos o mundo”.

A turma do 5.º 1 venceu nas categorias “Erradicar a Fome” e “Erradicar a Pobreza” enquanto a turma 6.º F venceu na categoria Saúde e Qualidade.

Inscreveram-se para este concurso um total de 26 turmas dos Agrupamentos de Escolas de Gondifelos, Ribeirão, D. Sancho I e Camilo Castelo Branco. A iniciativa foi dinamizada, em contexto de sala de aula, pelas técnicas do serviço educativo e cultural da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco que apresentaram, numa primeira fase, o projeto “ODS: juntos mudamos um mundo” e a dinâmica do concurso e, numa segunda fase, realizaram uma oficina de escrita criativa junto de cada uma das turmas inscritas para ajudar na estruturação e construção dos textos.

Após a entrega dos trabalhos finais, o júri do concurso constituído por Isaura Costa, técnica superior do Município de Famalicão, António Pires, coordenador interconcelhio das Bibliotecas Escolares de Famalicão e Fátima Almeida, autora local, selecionou os vencedores desta primeira edição. O objetivo final seria criar um conto infantojuvenil onde o tema central refletisse os ODS abordados durante o ano letivo que agora termina. De referir que este ano foram tratados os objetivos: 1 erradicar a pobreza, 2 erradicar a fome e 3 saúde de qualidade.

De salientar que o objetivo final deste concurso é a criação uma coleção de 17 contos interativos digitais com todos os textos vencedores das edições realizadas.

Recorde-se que a Rede Municipal de Leitura Pública ciente da importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, instituídos pela ONU em 2015, criou um projeto intitulado “ODS: juntos mudamos um mundo”, com o pretexto de dar a conhecer e dinamizar com a comunidade escolar os 17 ODS, através de diversas iniciativas educativas e culturais, dirigidas a todos os ciclos de ensino com propostas de atividades diferenciadas.

1 / 0
Auchan 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

famatv-logo

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.