engenho-movimentou-18-milhoes-de-euros-em-2019

Notícias

Engenho movimentou 1,8 milhões de euros em 2019

2 min. 22.06.2020

Os associados da Engenho - Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este aprovaram, por unanimidade, o Relatório de Atividades e Contas de 2019, em assembleia geral, realizada no passado domingo, no Centro de Apoio Comunitário da Associação.

“Apesar de processos de financiamento, por parte do Estado, desajustados com as realidades e contextos que as instituições como a Engenho enfrentam, o trabalho e os resultados foram muito positivos”, referiu o presidente da direção, Manuel Augusto Araújo, perante os associados.

Para este responsável, de forma “realista e pragmática”, o fundamental é saber assegurar o bom funcionamento das várias respostas sociais e serviços com níveis de qualidade, pagar os vencimentos no fim do mês aos 85 colaboradores, honrar compromissos assumidos perante terceiros e amortizar a dívida de médio prazo assumida há anos para a construção Lar. “Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance e o que dependia de nós”, sintetizou o presidente da direção.

No decorrer de 2019, a Engenho teve rendimentos e gastos na ordem de 1,8 milhões euros, verificando-se um resultado líquido se 2.9573 euros.

“Substituindo o Estado em áreas que são da sua esfera de responsabilidade, prestando serviços de proximidade de forma eficaz e mais baratos às comunidades locais, as comparticipações e apoios recebidos pelas organizações sociais ficam muito aquém dos custos reais”, alertou Manuel Augusto Araújo. Para este dirigente associativo os Compromissos de Cooperação, sucessivamente celebrados entre o Governos e os representantes da economia social, estão cada vez mais desfasados e ultrapassados das realidades e contextos nacionais, regionais e locais, aspeto que é “urgente mudar”.

Por proposta da direção, a assembleia aprovou um voto de reconhecimento e louvor aos colaboradores da Engenho, muito particularmente aos que têm enfrentado na linha da frente, a crise pandémica que se tem vivido. Por sua vez, a direção recebeu, por parte da assembleia, um voto de louvor pelo trabalho e resultados alcançados.

1 / 0
Auchan 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

famatv-logo

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.