gastos-da-cp-a-limpar-grafitis-davam-para-comprar-um-comboio-novo

Notícias

Gastos da CP a limpar grafitis davam para comprar um comboio novo

1 min. 07.06.2020

A limpeza dos grafitis custou à CP nada menos de 3,4 milhões entre 2008 e 2019, uma despesa que permitiria à empresa comprar um comboio novo, segundo avança hoje o Jornal de Notícias.

O JN adianta que só entre 2010 e abril deste ano registaram-se mais de 12 mil atos de vandalismo e que a CP exige ao Estado mais dinheiro para garantir a limpeza de toda a frota.

Em média, limpar cada metro quadrado pintado custa 7,35 euros aos contribuintes. Por ano, a CP gasta entre 250 mil e 300 mil euros neste processo. As pinturas são feitas sobretudo nas linhas urbanas de Lisboa e do Porto e também nas linhas regionais do Vouga, Oeste e Algarve.

Já neste ano, a empresa reforçou as operações de limpeza: criou equipas permanentes para remover grafítis em Sernada do Vouga e em Vila Real de Santo António; no serviço urbano de Lisboa, tem operações nas oficinas de Carcavelos e do Algueirão.

Este esforço custou 158 mil euros nos primeiros quatro meses deste ano e permitiu a remoção de cerca de 19 mil metros quadrados de pinturas.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1
Auchan 250

Diário

famatv-logo

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.