missa-de-santo-antonio-transmitida-online-e-sem-distribuicao-do-pao

Notícias

Missa de Santo António transmitida online e sem distribuição do pão

3 min. 04.06.2020

A programação das Festas Antoninas, em Famalicão, foi cancelada devido à Pandemia de Covid 19, mas a habitual missa em honra de santo António vai realizar-se, no próximo dia 13 de junho, embora em moldes diferentes do habitual.

A missa vai ser celebrada na Capela de Santo António, na Rua Alves Roçada, pelas 9h00, e será presidida pelo arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga.

Devido à necessidade de manter o distanciamento social dentro dos locais de culto, a paróquia de S. Tiago de Antas informa que a lotação da capela está reduzida ao máximo de 50 pessoas. Também não será possível admitir fiéis em pé no espaço fora da igreja e não será permitida a aglomeração de pessoas na rua. Haverá uma equipa de acolhimento à entrada da capela para acolher as pessoas nos lugares que a mesma dispõe.

A eucaristia será transmitida online nas redes sociais da Câmara Municipal de Famalicão, da paróquia de S. Tiago de Antas e da Arquidiocese de Braga. Nesse sentido, a paróquia pede aos fiéis que “evitem deslocar-se à capela, optando por participar na celebração, através das redes sociais, na tranquilidade e segurança dos seus lares”.

Devido á situação de saúde pública, este ano também não haverá a tradicional bênção e distribuição pública do pão. Durante a eucaristia será feita a bênção de apenas um pão, a título simbólico, e serão distribuídos alguns por famílias carenciadas.

A este propósito, a paróquia de Antas recorda que “o pão de Santo António simboliza a solidariedade e atenção para com quem passa por momentos de dificuldade na vida, por conseguinte, alguns pães serão distribuídos pelas Conferências Vicentinas a famílias que recebem apoio destes grupos socio-caritativos”. 

Para quem não puder aceder à capela de S. António e desejar participar presencialmente na missa deste dia, haverá outra celebração eucarística, na igreja paroquial nova de Antas às 11h00. A lotação máxima nesta igreja é de cerca de 150 pessoas.

Da parte da tarde não haverá a habitual procissão de Santo António pela cidade visto que todas as procissões estão suspensas até ao final do verão.

1 / 0
Auchan 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

famatv-logo

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.