A partir deste sábado, o Santuário da Penha vai retomar as celebrações comunitárias aos sábados e domingos, pelas 16 horas.
As Eucaristias decorrerão no exterior e em concordância rigorosa com as recomendações das autoridades de saúde.
A Irmandade da Penha, instaurou um conjunto de regras em concordância rigorosa com as recomendações das autoridades de saúde para as Eucaristias, que passam a decorrer no exterior.
Desta forma, é necessário respeitar o afastamento entre pessoas, com uma distância mínima de 2 metros.
No caso dos colaboradores, onde se incluem os sacristãos, acólitos, entre outros, estes estarão equipados com máscaras e luvas descartáveis para manusear e limpar os utensílios litúrgicos. Também os vasos sagrados e as oferendas não serão tocados por ninguém além do sacerdote e do diácono. Estes devem também desinfectar as mãos antes do ofertório e os ministros extraordinários da comunhão devem fazê-lo antes de a distribuir – algo que só podem fazer com o uso de máscara, revela a entidade em comunicado.
Um dos momentos mais rigorosos da Eucaristia será a comunhão. Nesta altura, enquanto esperam pela sua vez os fiéis devem continuar a respeitar o distanciamento aconselhado e a higienização das mãos.