quer-voltar-ao-ginasio-eis-o-que-deve-saber

Notícias

Quer voltar ao ginásio? Eis o que deve saber

2 min. 30.05.2020

A Direção-Geral da Saúde divulgou, esta sexta-feira, um conjunto de normas a aplicar na reabertura dos ginásios, marcada para segunda-feira.

As aulas de grupo - tanto em sala como em piscina e espaços abertos - devem "contemplar a redução de participantes, assegurando que a lotação máxima é reduzida, de forma a garantir o distanciamento físico de pelo menos 3 metros" entre alunos, devendo essa distância "ter em conta a disposição e movimentos das pessoas ao longo das sessões". Ou seja, aulas de artes marciais e desportos de combate, por exemplo, "devem ser devidamente adaptadas", estipula a Direção-Geral da Saúde na orientação divulgada.

Para garantir o distanciamento, recomenda-se a marcação de lugares, por exemplo através de "marcações no chão". E pode ter de ser preciso reconfigurar os espaços, "reposicionando, vedando ou removendo equipamentos". Além disso, não é permitido contacto físico entre alunos e funcionários, "exceto em situações de emergência".

Para pessoas que não estejam a realizar exercício físico (receção, bar, espaços de circulação), recomenda-se distância de pelo menos dois metros.

Os ginásios devem controlar os acessos às instalações, evitar filas de espera para aulas e privilegiar marcações online para treinos e aulas. Com a devida autorização, devem ter o registo do nome e contacto telefónico dos funcionários e utilizadores que frequentaram os espaços (fechados ou ao ar livre), por data e hora de entrada e saída, "para efeitos de eventual vigilância epidemiológica".

Entre cada aula, os espaços devem ser arejados e ventilados durante pelo menos 20 minutos e os equipamentos higienizados. Em caso de utilização de ar condicionado, o aparelho deve ser desinfetado "por método certificado". Deve ser ainda evitada a utilização de "equipamentos com superfícies porosas", como alguns colchões.

Os utilizadores e funcionários devem desinfetar as mãos à entrada e saída dos locais onde decorra a atividade física e após contacto com superfícies comuns, usando os dispensadores das instalações.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1
Auchan 250

Diário

famatv-logo

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.