empresa-de-famalicao-cria-a-primeira-mascara-transparente-certificada

Notícias

Empresa de Famalicão cria a primeira máscara transparente certificada

2 min. 22.05.2020

A empresa famalicense Elastoni – Confeções, através da sua marca Be Angel, desenvolveu a primeira máscara transparente portuguesa certificada que deverá chegar ao mercado dentro de três semanas.

Esta máscara social, que facilita a leitura labial e a comunicação entre pessoas surdas ou com problemas auditivos, foi desenvolvida em estreita colaboração com o Cietve, entidade que certifica as máscaras que respeitam as recomendações da Direção-Geral da Saúde.
"É uma solução já muito reclamada e que se destina a um largo número de utilizadores, como sejam a população surda ou com dificuldade auditiva, intérpretes de língua gestual, terapeutas da fala, entre outros", afirma o O Citeve – Centro tecnológico da Indústrias Têxtil e do Vestuário, que também tem sede em Famalicão.

A Elastoni, sediada em Joane, foi fundada há 35 anos, emprega 35 pessoas e fatura cerca de três milhões de euros, que são na sua quase totalidade gerados nos mercados internacionais. 

A empresa deverá, em breve, começar a produção em série destas máscaras. Em declarações ao Jornal Público, a Elastoni diz que está “em sintonia com a equipa do Citeve na ultimação de questões técnicas e burocráticas, como a elaboração das regras específicas para este tipo de máscaras, no sentido de garantir um folheto informativo adequado”. Adianta ainda que estão a ser criadas parcerias, para ser possível uma “resposta maior” às necessidades do público.

De facto, a utilização de máscara, apesar de trazer proteção contra a Covid-19, não facilita a comunicação para quem tem problemas auditivos. O estar com parte da cara coberta, acrescido da distância social, dificulta a comunicação e o entendimento, uma dificuldade que podee agora ser ultrapassada com a esta máscara transparente made in Famalicão.

1 / 0
Auchan 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

famatv-logo

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.