dgs-apresenta-normas-para-transportes-publicos-e-individuais

Notícias

DGS apresenta normas para transportes públicos e individuais

2 min. 20.05.2020

Numa orientação publicada hoje na sua página da internet, a DGS recomenda medidas especificas a adotar para transportes públicos coletivos no que diz respeito às empresas, utilizadores e trabalhadores.

Quanto às empresas, estas devem garantir a redução de contacto entre utilizadores e trabalhadores (motorista, maquinista, mestre de embarcação e outros membros da equipa), como por exemplo, eliminar ou reduzir o contacto na venda e no controlo de tarifas de bordo.

De ainda ser adaptado um circuito de passageiros para que utilizem exclusivamente as portas traseiras e proceder à delimitação de uma distância de segurança entre os passageiros e o motorista através de fita sinalizadora.

Evitar o aglomerado de pessoas na estação, terminal, interface e dentro do veículo, aplicando medidas que promovam o distanciamento físico, reduzir a lotação máxima do transporte, sinalizar os lugares onde as pessoas se devem sentar, quando o meio de transporte o permita, controlar a entrada de passageiros e não reduzir o número de veículos ou carruagens são outras das recomendações da DGS.

As empresas devem ainda promover o “distanciamento entre os utilizadores, por exemplo, através da venda alternada de lugares sentados", assim como minimizar os cruzamentos entre pessoas, evitar deslocamentos desnecessários dentro do veículo e de espaços confinados como casas de banho ou zonas de atendimento público, acrescenta.

No que diz respeito aos trabalhadores, é recomendada a desinfeção das mãos, do 'tablier', da mesa de comando, dos manípulos, botões, cadeira e restante habitáculo, especialmente entre turnos e proceder à abertura automática das portas nos veículos em todas as estações.

A DGS recomenda também medidas especificas para os transportes individuais, como táxis e transporte individual em veículos descaracterizados, tais como transportar os passageiros apenas nos bancos traseiros e evitar o contacto direto e próximo com os mesmos, mantendo a janela aberta para permitir a circulação do ar e disponibilizar solução à base de álcool.

1 / 0
Auchan 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

famatv-logo

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.