praias-do-norte-bastante-frequentadas-este-fim-de-semana

Notícias

Praias do Norte bastante frequentadas este fim de semana

3 min. 17.05.2020

O sol, calor e temperaturas primaveris que se fizeram sentir este fim de semana levaram a que as praias do Norte fossem bastante procuradas.  

A verdade é que, apesar de estarem permitidos os passeios à beira mar e a prática de várias modalidades desportivas, ir a banhos e fazer praia está fora da lista de liberdades que os portugueses podem, para já, usufruir. 

Por esse motivo, a Polícia Marítima foi obrigada a intervir, nomeadamente nas praias de Vila do Conde e Viana do Castelo, depois de alguns banhistas se terem instalarem no areal, dizendo não ter conhecimento da proibição. A fora de autoridade interviu de forma a sensibilizar os banhistas a recolherem ao seu domícilio, o que aconteceu sem qualquer desacato.

Também este sábado, Aires Pereira, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, afirmou que, ao contrário que irá acontecer noutras zonas do país, as praias da póvoa de Varzim apenas vão reabrir no próximo dia 1 de julho. A medida de reagendamento da abertura, surge depois do Governo na passada sexta feria ter definido o dia 6 de junho para a reabertura das praias. 

Em entrevista à rádio Observador, o autarca explicou que entre as medidas de segurança previstas estão a colocação de "dispensadores de gel desinfetante e reforçar os processos de higienização da via publica e das estruturas de apoio na marginal, durante o dia e noite. A via junto ao mar, na cidade, será vedada aos carros, para que as pessoas possam caminhar nos passeios e na estrada com mais distanciamento”. 

Por último, importa referir que já existem normas delineadas pelo Governo para o acesso às praias. São elas o distanciamento físico de 1,5 metros entre diferentes grupos e afastamento de três metros entre chapéus de sol, toldos ou colmos, assim como a proibição de atividades desportivas com duas ou mais pessoas, exceto atividades náuticas, aulas de surf e desportos similares que já estão autorizadas neste momento.

António Costa explicou ainda, esta sexta feira, que vão ser utilizados semáforos no areal. A cor verde corresponderá a ocupação baixa, amarelo a ocupação elevada e vermelho de ocupação proibida.  

Para que os utentes possam ter conhecimento prévio se a praia está cheia ou não, será disponibilizada uma aplicação que indicará o nível de ocupação de cada praia. 

 

1 / 0
Auchan 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

famatv-logo

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.