hospital-de-braga-retoma-cirurgias-consultas-e-exames-programados

Notícias

Hospital de Braga retoma cirurgias, consultas e exames programados

2 min. 16.05.2020

Desdo o início de maio que Hospital de Braga está a retomar gradualmente a reagendar cirurgias, consultas e exames que tinham sido suspensos por causa da pandemia de covid-19, foi esta sexta-feira anunciado.

Em comunicado, o Hospital de Braga sublinha que o plano interno estabelecido para a organização da retoma assistencial teve em conta a adoção de um conjunto de medidas para a salvaguarda e proteção dos utentes e dos profissionais. Assim, o número de pessoas a circular no Hospital de Braga foi restringido ao essencial, garantindo a possibilidade de manutenção de distâncias de segurança quer em espaços de circulação, quer em espaços de espera.

O hospital também reforçou o aconselhamento prévio aos utentes para não se fazerem acompanhar por outras pessoas, informando-os ainda que deverão comparecer com a antecedência estritamente necessária para efetivar os atos agendados, cerca de 15 minutos .

Paralelamente, manter-se-á a medição da temperatura corporal e a utilização generalizada de máscaras pelos utentes e profissionais.

As cirurgias foram retomadas tendo em conta a prioridade clínica e o tempo de espera, tendo os agendamentos a preocupação de garantir a menor concentração de pessoas nos espaços, respeitando os tempos cirúrgicos dedicados.

Nas consultas externas, houve um alargamento do horário de funcionamento, sendo, no entanto, privilegiada a consulta não presencial, sempre que possível.

Foi também considerado “algum alargamento de espaçamento” entre consultas, por forma a garantir que não se exceda o número máximo de pessoas em simultâneo nas diferentes áreas.

Quanto aos meios complementares de diagnóstico e terapêutica, nomeadamente nas colheitas de sangue, alargou-se o horário de funcionamento, evitando-se assim a concentração de pessoas nos mesmos espaços.

A atividade de internamento programado será implementada de forma gradual, realocando espaços de internamento aos diversos serviços, tendo em conta a necessidade de manutenção de circuitos separados para o tratamento de doentes covid-19.

O comunicado termina referindo que “o reagendamento da atividade assistencial programada no Hospital de Braga pretende salvaguardar o cumprimento escrupuloso das orientações determinadas pelas autoridades de saúde, continuando a dar resposta à situação de pandemia que se vive”, remata o comunicado.

1 / 0
Auchan 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

famatv-logo

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.