parque-da-devesa-e-outros-espacos-reabrem-na-segunda-feira

Notícias

Parque da Devesa e outros espaços reabrem na segunda-feira

3 min. 14.05.2020

No âmbito do plano de desconfinamento municipal, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai reabrir ao público, a partir da próxima segunda-feira, dia 18 de Maio, alguns dos equipamentos e espaços municipais que foram encerrados durante o período critico de combate à propagação da Covid-19. No entanto, o funcionamento dos serviços municipais que vão ser reabertos estará condicionado à observância das regras emanadas pela Direção-Geral da Saúde, nomeadamente, quanto à obrigatoriedade de uso de máscara e de distanciamento social.

Neste sentido, o município de Vila Nova de Famalicão reforça a mensagem para o recurso preferencial dos cidadãos ao atendimento à distância (digital e telefónico), sempre que possível. Assim, em termos de espaço públicos, reabre ao público na segunda feira, com a obrigatoriedade de observância da regra de distanciamento social, o Parque da Devesa e o Cemitério Municipal. Os parques infantis e mobiliário urbano da cidade, nomeadamente bancos públicos e bebedouros, permanecem encerrados à utilização pública.

Em relação a equipamentos municipais, reabrem ao atendimento presencial, mas sujeito a marcação prévia, o Balcão Único Municipal, o Gabinete de Apoio ao Empreendedor (Espaço Famalicão Made IN), o departamento do Ambiente e a Casa da Juventude.

Permanecem encerradas as piscinas, pavilhões municipais e os recintos desportivos públicos como o campo de futebol e de basquetebol do Parque da Juventude. O campo de ténis instalado neste espaço vai encerrar por motivo de obras, relacionadas com a colocação de um novo piso.

A Biblioteca Municipal e polos entram numa segunda fase de reabertura dos serviços ao público com arranque dos empréstimos domiciliários sob reserva antecipada. O mesmo acontece com o Arquivo Municipal que reabre nesta fase o atendimento presencial apenas para a consulta de documentos e processos, para um utente de cada vez, e desde que previamente agendada a data e hora para esse efeito. A abertura dos serviços mais normalizada, para pesquisa e consulta presencial dos documentos nas diferentes salas está prevista para o dia 1 de junho.

Também para 1 de junho está prevista a reabertura condicionada dos museus que integram a Rede Municipal de Museus, em moldes a anunciar oportunamente.

O município de Vila Nova de Famalicão vai garantir uma higienização permanente dos espaços e condicionar todo o atendimento presencial às regras que é preciso observar nesta fase de combate à pandemia da COVID – 19, nomeadamente, utilização obrigatória de máscara, distanciamento social de, no mínimo, dois metros , utilização de divisórias em acrílico no atendimento presencial, limitação do número de pessoas por sala, obrigatoriedade de desinfeção das mãos à entrada dos equipamentos, circulação condicionada à sinalética instalada para o efeito.

1 / 0
Auchan 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

famatv-logo

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.