famalicao-fecho-da-2-urgencia-deve-se-a-diminuicao-de-doentes-covid

Notícias

Famalicão: fecho da 2ª urgência deve-se à diminuição de doentes Covid

2 min. 14.05.2020

O Hospital de Famalicão encerrou hoje o Pólo 2 do Serviço de Urgência Médico- Cirúrgica, que foi criado, em março, como urgência suplementar, devido ao surto de Covid-19.

A partir de agora todas as admissões voltarão a ser feitas pela porta principal do Serviço de Urgência, que terá, internamente, dois circuitos diferentes para acesso dos utentes.

Fonte do Centro Hospitalar do Médio Ave CHMA), que tutela a unidade de Famalicão, disse à FAMA TV que o fecho da urgência suplementar se deve ao facto de ter havido redução significativa no atendimento a doentes suspeitos de Covid-19.

Nesse sentido e tendo em conta que a segunda Urgência estava instalada no edifício das consultas externas, o CHMA entendeu por bem voltar a “concentrar novamente todo o atendimento na urgência principal, embora criando circuitos autónomos, um só para os doentes com sintomas respiratórios e outro para os doentes com outras patologias”, adiantou a fonte próxima da administração da instituição.

Desta forma, permite-se também libertar das consultas externas, que foram adiadas, para começar agora a encetar o processo de remarcação das mesmas, retomando assim “alguma normalidade”.

Refira-se ainda que o circuito de acesso à urgência em viatura (ambulâncias ou viatura própria) que foi definido para esta fase de contingência fica anulado, voltando a circulação a ser feita nos moldes que eram habituais.

A mesma fonte adiantou ainda á FAMA TV que o Hospital de Famalicão é, também a partir desta quinta-feira, autónomo na realização de testes ao Covid-19. Até aqui a unidade apenas fazia as colheitas que enviava para análise para o Hospital de S. João no Porto. Agora, as análises e os resultados das mesmas passam a ser realizados no hospital famalicense.

1 / 0
Auchan 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

famatv-logo

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.