domingo-o-estado-de-emergencia-acaba-com-temperaturas-de-30-graus

Notícias

Domingo o estado de emergência acaba com temperaturas de 30 graus

2 min. 01.05.2020

Este fim de semana grande, o primeiro de maio, traz de volta o calor. No domingo, Dia da Mãe, os termómetros vão mesmo chegar ou ultrapassar os 30 graus. Mas ainda não é tempo para sair de casa.

Esta sexta-feira começa o mês de maio, é feriado e arranque de um fim de semana prolongado. No sábado, dia 2, à meia-noite, acaba o atual estado de emergência e apesar de todos os cuidados pedidos pelo governo, há muita gente a dizer ‘ufa’. E domingo é Dia da Mãe. Já sabemos que a partir de segunda-feira terminará o estado de emergência e entrará em vigor o estado de calamidade, mas mantêm-se as mesmas recomendações de confinamento no domicílio. E já fomos avisados para as várias proibições que serão aplicadas nesses dias, tal como foram na Páscoa. Mas, e este mas vai ser complicado de gerir, as temperaturas vão ser de verão. E perante o alívio do confinamento, a semana com menos um dia de teletrabalho e o sol a lançar o desafio há muito esperado, veremos como os portugueses conseguirão resistir e continuar em casa.

As temperaturas começam a subir logo sábado acima dos 20 graus e podem chegar aos 30 no domingo (e até acima disso nas zonas do interior, em especial no Alentejo). Em média, haverá uma subida global de mais dez graus em relação ao que tem sido registado nas últimas duas semanas.

A culpa é de um anticiclone que se aproxima da Península Ibérica e que porá fim ao clima instável e chuvoso que temos tido até aqui e que ainda se vai manter, com algum vento e até chuva, ainda esta quarta e quinta-feira. A partir de sexta, ao anticiclone junta-se uma massa de ar quente tropical vinda de África que trará então um pequeno verão antecipado com avisos até para problemas de radiação solar muito elevada.

1 / 0
Auchan 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

famatv-logo

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.