empresas-do-vale-do-ave-produzem-mascaras-sociais-para-exportacao

Notícias

Empresas do Vale do Ave produzem máscaras sociais para exportação

2 min. 20.04.2020

O grupo Moretextile, que reúne três empresas do Vale do Ave, António de Almeida & Filhos, JMA Felpos, SA e a Coelima Indústrias Têxteis, tem em desenvolvimento 17 protótipos para a produção de máscaras sociais. Estes irão passar pelo olhar atento do Citeve, e após serem aprovados, começará o processo de produção em grande escala de máscaras sociais, sendo que alguns deles já estão em curso. 

O destino deste equipamento de proteção será, numa primeira fase, o mercado nacional e, posteriormente, os países europeus. Alias, está prevista a fabricação de 515 milhões de unidades, revela o Jornal de Notícias. 

Em entrevista ao JN, Artur Soutinho, CEO do grupo Moretextile, explica que a entrega das primeiras máscaras decorrerá já no próximo mês de maio e que o produto vai garantir "a respirabilidade e a filtragem de partículas", mesmo após várias lavagens e secagens, e serão inclusive criadas várias gamas de máscaras de acordo com os materiais utilizados. 

A linha "Cotton Smart Care", com tecido de partículas de óxido de cobre, antimicrobianas, antiodor e mais higiénicas, é uma das que está a merecer mais atenção. 

Artur Soutinho conta ainda que, atualmente, o grupo tem 800 trabalhadores em Lay-off e explica que esta oportunidade de negócio não vai compensar tudo o que já foi perdido até à data, mas que será uma importante ajuda para manter a empresa em funcionamento. 

A iniciativa partiu sobretudo da "responsabilidade social, porque há máscaras que andam aí e, sem certificação de qualidade, não servem para nada. São máscaras que mais vale as pessoas saírem de casa com um lenço ou um cachecol", explica Artur Soutinho, como um dos motivos que o levou disponibilizar as suas empresas para esta causa, entre outras 200 portuguesas que se candidataram também à produção dos equipamentos de proteção. 

 

1 / 0
Auchan 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

famatv-logo

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.