tornado-no-mar-ao-largo-de-viana-do-castelo

Notícias

Tornado no mar ao largo de Viana do Castelo

3 min. 17.04.2020

O mau tempo que se fez sentir esta quinta-feira provocou um fenómeno meteorológico pouco habitual em Viana do Castelo. Um tornado no mar foi avistado ao largo de várias praias, como de Afife, Carreço ou da Areosa.

O momento foi registado por vários populares, causando até alguma apreensão, mas os ventos fortes que se fizeram sentir na formação do fenómeno acabaram por não interferir com a zona costeira.

Tal como avançou "O Minho" o tornado comecou pelas 18h30 e terá durado alguns minutos.

Esta não foi a primeira vez que este tipo de fenómeno surpreendeu ao largo das praias. Em 2018, um “duplo tornado” foi avistado no mês de março, não provocando estragos.

Segundo avançou ainda "O Minho" que contactou o Instituto Português de Mar e Atmosfera, e de acordo com Ricardo Tavares, meteorologista,  o dia reunia as condições propícias para a formação de tornados de mar, e até em terra.

“É uma situação que não acontece todos dias, mas existe alguma frequência na formação destes tornados de água”, disse o especialista, indicando que há relatos de ter ocorrido fenómeno semelhante em Sesimbra.

“Hoje poderia acontecer tornados em terra, havia condições para isso, mas não temos, para já, registo de nenhum”, finalizou.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1
Auchan 250

Diário

famatv-logo

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.