400-profissionais-das-artes-pedem-reuniao-urgente-a-ministra-cultura

Notícias

400 profissionais das artes pedem reunião urgente à ministra Cultura

1 min. 11.04.2020

Cerca de 400 profissionais ligados às artes, em especial às artes visuais, incluindo criadores, críticos, curadores, produtores e gestores culturais, enviaram uma carta à ministra da Cultura a pedir uma reunião "urgente" sobre a atual crise no setor.

Os signatários fazem parte do movimento SOS Arte PT lançado no início de abril para "resistir", com algumas propostas, aos efeitos da crise provocada pela pandemia da covid-19 e em defesa das artes visuais do país.

Devido às restrições para combater a pandemia, todos os espaços culturais tiveram de ser encerrados e milhares de artistas ficaram sem possibilidade de apresentar o seu trabalho, incluindo os da área das artes visuais.

Num comunicado enviado esta sexta-feira à agência Lusa, o movimento anuncia que enviou uma carta à ministra da Cultura, Graça Fonseca, a solicitar uma "reunião urgente 'online'" para apresentar um conjunto de propostas e iniciativas para "fazer face à gravidade da situação".

Contactado pela Lusa, o gestor cultural Carlos Moura-Carvalho, um dos promotores da iniciativa, indicou que o movimento deverá transformar-se numa associação cultural e profissional nesta área, "assim que as circunstâncias o permitam".

Para já, os promotores avançam com várias propostas, nomeadamente a criação de um fundo de emergência que possa reunir financiamento público e privado.

 

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1
Auchan 250

Diário

famatv-logo

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.