covid-19-papa-francisco-alerta-cuidem-do-agora-mas-para-o-amanha

Notícias

Covid-19: Papa Francisco alerta "cuidem do agora, mas para o amanhã"

3 min. 09.04.2020

Muitas têm sido as imagens vistas, até ao momento, do Papa Francisco a celebrar várias Eucaristias. A diferença é que agora a praça de São Pedro está vazia, e o Pontífice reza sozinho, por todos aqueles que não sobreviveram à pandemia de Covid-19 e reza, sobretudo, para que o mundo possa sair do caos em que se encontra o mais depressa possível. 

Pela primeira vez, o Papa Francisco pronunciou-se relativamente a esta doença que assola dezenas de países e já dizimou milhares de pessoas em todo o mundo. A entrevista foi dada, ao escritor e jornalista britânico Austen Ivereigh, esta quarta feira, dia 8 de abril. 

O Pontífice começou por explicar que medidas estão a ser tomadas no Vaticano para combater a pandemia. “Aqui na Casa Santa Marta foram estabelecidos turnos de refeições, para que não haja aglomerações. Cada um trabalha a partir do seu escritório ou do seu quarto com ferramentas digitais. Todos trabalhamos, aqui ninguém fica no ócio". O chefe máximo da Igreja Católica explica que um dos maiores desafios que enfrenta é descobrir como pode " acompanhar o povo de Deus e estar mais perto dele. Este é o significado da missa das sete da manhã em streaming. Estou a viver este momento com muita incerteza. É um momento de muita criatividade”.  

Apesar de ser um mau momento a nível mundial, quer a nível social como económico, o Papa Francisco lamenta que o pensamento seja influenciado pela economia e acrescenta que "no mundo das finanças, parece normal sacrificar pessoas, praticar uma política da cultura de descarte, do começo ao fim da vida". Em relação ao assunto, o Pontífice alerta que "esta crise afeta a todos: ricos e pobres. É uma chamada de atenção contra a hipocrisia". 

Apesar de reconhecer que também para si não é fácil permanecer em casa, o Papa Francisco deixa uma mensagem importante de esperança a todos os fiéis. "Preparem-se para tempos melhores, porque nestes tempos lembrarmo-nos do que temos passado irá ajudar. Cuidem-se para um futuro que está por vir. E quando ele chegar, lembrar o que se passou fará bem. Cuidem do agora, mas para o amanhã.” 

Por último, o Papa Francisco refere ainda que a pandemia de Covid-19 traz uma importante lição para a humanidade. "Creio que temos que desacelerar o ritmo de consumo e de produção e aprender a compreender e a contemplar a natureza. E a reconectarmos com o nosso entorno real. Esta é uma oportunidade de conversão. Sim, vejo sinais iniciais de conversão para uma economia menos líquida, mais humana”, acrescenta. 

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1
Auchan 250

Diário

famatv-logo

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.