especial-fiqueemcasa-e-divirta-se-com-os-mais-pequenos

Notícias

Especial: #FiqueEmCasa e divirta-se com os mais pequenos

5 min. 30.03.2020

O novo coronavírus instalou-se e desacelerou a vida de alguns pais que se viram obrigados a fazer uma pausa nos seus empregos para os acompanharem nas atividades escolares e tomarem conta dos seus filhos. Está na altura de deixar para segundo plano o emprego, os objetivos pessoais e as rotinas diárias, para dar um pouco mais de atenção às crianças lá de casa que, por vezes, ainda não têm consciência do panorama atual e pode tornar-se bastante difícil convencê-los de que ficar em casa é um extremamente necessário.

Quer seja este o caso, quer procure algumas atividades para fazer com os mais pequenos durante os fins de semana em casa, apresentamos algumas sugestões para realizar nestes dias tão pouco habituais.

- Leitura. Por vezes incutir o hábito da leitura nas crianças não é tarefa fácil. Procure livros adequados à idade de cada criança ou então estabeleça um horário por dia para o conto de uma história.-Implementar o “Do It Yourself”. O objetivo é ensinar as crianças que elas próprias conseguem fazer os seus brinquedos e criar novos jogos. O Pinterest é ótimo para isso, com ideias simples e materiais fáceis de encontrar em casa. Também a internet também está repleta de canais que ensinam a fazer origamis, artesanato e a reutilizar objetos.

- Podcast. Os podcasts têm ganho muita popularidade e já existem diversos autores que os produzem conteúdos lúdicos específicos para crianças. 

- Jogo dos “altos e baixos”. Mesmo estando em casa, o dia de cada um tem certamente altos e baixos. Experimente falar sobre o assunto com as crianças de forma a entender como estão a encarar todo o panorama atual, perceber como está a ser o seu dia e o que é possível fazer para o melhorar.

- Crie um projeto comum. Pode ser montar um avião modelo, ensiná-lo a jogar xadrez,  basquetebol no pátio ou ainda verem uma série em conjunto. Além de ser uma valiosa lição no que toca a começar e a terminar um projeto, podem fazer coisas muito divertidas.

- Que tal um passeio virtual? As novas tecnologias têm a capacidade de nos levar a todo o lado sem sairmos de casa. Com o encerramento dos espaços vários públicos, são vários os museus que disponibilizam nos seus sites uma visita virtual. Pode sempre optar por fazer-lhes uma visita com as crianças e até explicar todo o enquadramento dos mesmos.

Dinamic Auto 0326_Prancheta 1_Prancheta 1

Pao quente areias 0326_Prancheta 1_Prancheta 1

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1
Auchan 250

Diário

famatv-logo

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.