Foi ao início desta tarde que a Câmara Municipal de Famalicão emitiu um comunicado, onde esclarece que está disponível para ajudar o Lar Residência das Pratinhas.
Na sequência da deteção de uma infeção por coronavírus nesta instituição privada, o Municipio esclarece que:
1 – Está a acompanhar com preocupação a situação que envolve os seniores institucionalizados na residência, os colaboradores da instituição, assim como a inquietação vivida pelos familiares de uns e de outros.
2 – A situação é do foro da saúde, sendo responsabilidade das entidades da Saúde e da Segurança Social.
3 – Foram estas entidades que reportaram o problema à Câmara Municipal. No preciso momento em que o município teve conhecimento da situação, tudo fez e continuará a fazer para, no âmbito das suas competências, contribuir para a melhor solução, auxiliando as entidades responsáveis. Com a ajuda da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Famalicão e da Associação Mais Vida, está assegurado o fornecimento das refeições para os utentes.
4 – O Município sabe que as autoridades de saúde a nível concelhio e regional estão a procurar respostas, que passarão pelo reforço dos colaboradores no apoio à instituição e seus utentes, ou pela deslocação destes para outro local.
5 – Este não é o tempo para apurar causas e responsáveis, mas desejamos que o que está a ocorrer não se repita.
6 – A Câmara Municipal continua e continuará com todos os seus meios e recursos, a apoiar as instituições famalicenses assegurando condições para que todos os utentes das mesmas tenham os devidos cuidados.
7 - A Câmara Municipal, no âmbito da Proteção Civil Municipal e do pelouro da saúde, criou um Gabinete de Crise para a COVI-19 que tem procurado e está disponível para trabalhar de forma concertada com as instituições locais, regionais e nacionais, de saúde e de proteção civil.