infarmed-alerta-para-o-racionamento-de-medicamentos-nas-farmacias

Notícias

Infarmed alerta para o racionamento de medicamentos nas farmácias

1 min. 19.03.2020

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) alertou, esta tarde, para uma gestão responsável de medicamentos nas farmácias durante este surto de Covid-19. Apesar da entidade reconhecer que não está em causo o stock ou abastecimento de medicamentos, esta apela ao bom senso para salvaguardar a disponibilidade de fármacos para todos os indivíduos. 

O Infarmed adiantou ainda, em entrevista à TSF, que tomou conhecimento de clientes que tentam comprar grandes quantidades de medicamentos sem receita, nomeadamente analgésicos, a pensar que podem vir a ter o novo coronavírus e outros que procuram adquirir um stock de medicamentos com receita para muitos meses. 

Para prevenir este tipo de situações, ficaram definidas novas regras para as farmácias que só devem vender os medicamentos não sujeitos a receita médica que serão necessários para os sintomas do doente em causa e para o tempo que o tratamento deve durar. Por outro lado, os medicamentos sujeitos a receita médica, por exemplo para doenças crónicas, as farmácias não devem vender "quantidades excessivas da mesma substância ativa em simultâneo. 

 

 

1 / 0
Auchan 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

famatv-logo

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.