A Associação Amigos do Pedal decidiu cancelar o Duatlo de Famalicão - prova que já havia sido reagendada de março para 5 de outubro. Também o BAR – BTT Aventura Rali, evento calendarizado para o mês de novembro, foi cancelado.
A preservação da saúde publica é o motivo para que os Amigos do Pedal tenham tomado esta difícil decisão. “Custa-nos muito porque sabemos que todos os que habitualmente participam nas nossas provas estão ávidos de competição mas a responsabilidade perante a atual situação de saúde publica obriga-nos a tomar esta atitude, a mais prudente nesta altura”, diz Paulo Machado Ruivo, presidente da Associação.
O Duatlo de Famalicão, organizado em conjunto pelos AdP e pela Federação de Triatlo de Portugal, tinha aprovado todo o plano de contingência e a autorização da Direção Geral de Saúde para a sua realização mas Paulo Machado Ruivo diz que a prudência “obriga” a que a Associação tomasse esta decisão.
“Não haveria qualquer impedimento e, quer a Federação quer a nossa organização, estariam preparadas para colocar o Duatlo de pé mas, numa decisão exclusivamente nossa, achamos por bem não concretizar a prova”, explica o responsável.
O BAR – BTT Aventura Rali havia sido uma prova idealizada já num cenário de promover competição com contingência e com todas as regras sanitárias exigidas pelas autoridades de saúde, mas foi também cancelado. “Sabíamos que o plano de contingência seria aprovado e cumprido com rigor, mas desde sempre as nossas organizações foram pensadas para promover prática desportiva e incentivar a hábitos de vida saudáveis, e nesse contexto não faria sentido arriscar o que quer que fosse que colocasse em causa a saúde publica nesta altura”, justifica Paulo Machado Ruivo.
O presidente dos Amigos do Pedal deixa ainda a garantia de que a associação vai continuar a trabalhar e a projetar o próximo ano. “Vamos voltar com certeza com mais atletas e com o mesmo sucesso”, conclui.