gd-joane-90-anos-a-escrever-uma-historia-cronologia

Desporto

GD Joane: 90 anos a escrever uma história (cronologia)

3 min. 09.06.2020

1930

O ano da criação do Futebol Clube de Joane. Jovens com ligações fortes à freguesia de Joane decidiram criar uma equipa de futebol. Nos primeiros tempos, esta formação disputou campeonatos da antiga INATEL, mas sempre sem grande relevo. Contudo, este foi o ano onde a história começou a ser escrita.

1969

Uma nova era nasceu. O Grupo Desportivo de Joane foi criado, com o objetivo de alargar o leque de modalidades no clube. Para além do futebol 11 masculino, Custódio Ribeiro, Joaquim Martins, Padre Benjamim Salgado, Dr. Artur Melo e Artur Mesquita decidiram criar uma equipa de futebol 11 feminina, pesca desportiva, atletismo, entre outras. A equipa sénior masculina continuou a disputar a FNAT (antiga INATEL).

1972GD Joane 71_72 Campeões da Segunda Série do Campeonato Corporativo da FNAT

O primeiro título do GD Joane. A conquista da Segunda Série do Campeonato Corporativo da FNAT trouxe a primeira felicidade ao renovado clube.

1976

Conquista da Taça AF Braga. Já a disputar os campeonatos da associação bracarense há três temporadas, o GD Joane consegue vencer o primeiro dos três trofeus da AF Braga que possuiu no palmarés.

1976

Estreia nos campeonatos nacionais. O GD Joane consegue subir à III Divisão e consegue permanecer durante três temporadas, voltando aos campeonatos distritais em 1979.

GD Joane 77_78(FOTO 77/78)

1984

Na década de 80, o GD Joane viveu os melhores momentos até agora. Em 1984, o clube joanense venceu a segunda Taça AF Braga, afirmando-se cada vez mais no panorama do futebol distrital.

1985

O GD Joane, depois de realizar temporadas regulares, conseguiu subir de divisão. O emblema joanense venceu a Divisão da AF Braga, sagrando-se campeão e voltando, assim, à III Divisão Nacional.

1988

Plantel 87_88 Subida à II Divisão

Um dos momentos mais altos da história do clube. O segundo lugar na III Divisão permitiu a subida à II Divisão Nacional, disputando-a com emblemas consagrados do futebol nacional. A I Divisão estava perto.

1989

Plantel 88_89

O GD Joane faz a estreia na II Divisão Nacional e consegue atingir a melhor classificação de sempre. A equipa joanense conseguiu terminar a época na 10ª posição. Permaneceu nesta divisão por quatro temporadas.

1999

GD Joane 1999

Depois do regresso à III Divisão Nacional em 1992, o GD Joane ficou sete temporadas neste escalão. Em 1999, termina em segundo lugar e volta, então, para a II Divisão Nacional – Zona Norte. Permanece uma temporada e volta a descer para a III Divisão Nacional.

2001

Volta a brilhar na III Divisão, alcançando o segundo lugar e a promoção à II Divisão B (equiparada, atualmente, ao Campeonato de Portugal), entretanto criada. Fica apenas uma época e volta a descer.

2012

GD Joane 11_12

Algumas épocas a disputar a III Divisão Nacional, o GD Joane sagra-se campeão do escalão e é promovido, novamente, à II Divisão B. Fica duas épocas, estreia-se no Campeonato de Portugal, que surgiu depois de uma reformulação dos campeonatos, mas desce em 2014 para a Pró-Nacional AF Braga, voltando, vários anos depois, ao futebol distrital.

2018

GD Joane 17_18 Vencedores Taça AF Braga

Último grande título do GD Joane. Depois da final da Taça AF Braga perdida em 2015/2016, o GD Joane voltou a ir ao jogo decisivo e venceu o terceiro trofeu da associação do palmarés.

1 / 0
Auchan 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

famatv-logo

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.