federacao-de-natacao-dita-normativas-para-quando-as-piscinas-reabrirem

Desporto

Federação de natação dita normativas para quando as piscinas reabrirem

2 min. 24.04.2020

A Federação Portuguesa de Natação (PFN) divulgou hoje um conjunto de normativas a implementar aquando da reabertura das piscinas, sendo que cada uma pode albergar no máximo 140 atletas por dia.

O número de segurança tem em conta uma piscina com 10 pistas e 20 atletas por cada um dos sete períodos de treino, com os utilizadores alternados entre a água e aquecimento fora desta.

“Cabe, no entanto, a cada uma das entidades proprietárias dos espaços aquáticos a responsabilidade de assumir estes e outros protocolos de segurança e de higienização, assim como a reabertura das instalações”, sublinha a FPN.

O extenso documento abrange várias normativas para grupos de competição como a gestão do espaço, o distanciamento e segurança e medidas de higiene.

Aqui defende-se, entre outros, um espaço de quatro metros quadrados de segurança entre os atletas, o evitar de cruzar os grupos A e B (os que estão a nadar com os do aquecimento), a redução da utilização dos balneários para 50% da capacidade e a utilização de cacifos alternados.

Quanto às aulas de natação e grupos especiais, são referidos cuidados no distanciamento social, higienização sistemática e proteção individual.

“A apresentação deste documento visa essencialmente sensibilizar os órgãos tutelares sobre a problemática associada à paragem do setor e que abrangem os aspetos económicos, desportivos e relacionados com a promoção da atividade desportiva e exercício físico”, refere o documento.

É referido o relatório do Grupo de Assessoria e Tratamento de Água de Piscina de Saúde Pública do Reino Unido (PWTAG), segundo o qual “a água da piscina é um ambiente seguro e isento da covid-19” devido ao tratamento com cloro.

1 / 0
Auchan 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

famatv-logo

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.